EnglishPortuguêsEspañol

AS FRONTEIRAS DA INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE

1. Vamos falar de inovação na área de saúde?

 

 

 

 

 

 

A palavra “inovação” já não soa mais como uma tendência e sim como uma realidade. Isso vale também para a área de saúde.
Vivemos um mundo de inovação intensiva em todas as áreas.

Há pouco tempo, discutíamos sobre as disparidades de hábitos entre nós, nossos pais e nossos avós. Enquanto hoje, temos pessoas que nasceram na mesma década e já possuem hábitos bastante diferentes.

Todos corremos o risco de ficarmos defasados não só em relação aos objetos do dia a dia, mas também mundo no profissional… e num piscar de olhos.
Duvida? Hospitais e clínicas particulares já perderam boa parcela de mercado, antes “confortavelmente conquistada”, para startups como a Dr. Consulta. Essa startup oferece o serviço de obtenção de consultas e exames mais rápido que o serviço público e mais barato que o particular.

“Hoje já fazemos mais de 55 mil atendimentos mensais e temos mais de 550 médicos à disposição dos pacientes. Além de consultas, oferecemos exames e cirurgias a fim de proporcionar diagnóstico completo e acompanhamento dos casos simples e prevenção de doenças, assim como tratamento para pacientes pré-crônicos ou crônicos.”Marcos Fumio, Vice-presidente médico do Dr. Consulta

Não é surpresa que, nessa grande frenesi pelo novo (inovação), o setor da saúde já esteja sendo fortemente impactado. Além disso, a alta do dólar e a crise econômica influenciaram bastante as mais recentes inovações em processos, em tecnologia e em eficiência nesse ramo. Mas a área da saúde ainda possui uma grande demanda por inovação, no Brasil e no mundo.

Mas como poderíamos aplicar a inovação na área de saúde, um ecossistema tão complexo, bastante regulado em vários aspectos e cauteloso (com seus motivos) na adoção de mudanças?

No Brasil, temos avançado bastante nesse sentido e o setor brasileiro passa por muitas transformações. Por exemplo, o papel foi substituído por informatização e os dados dos pacientes, pouco a pouco, são guardados e gerenciados em uma só plataforma.
Esses são apenas alguns dos exemplos do processo de inovação que estão sendo trilhados.


Mas, amigos, estamos falando apenas de inovação tecnológica. É só nisso que há espaço para inovar?

 

Categorias

Encontre o artigo que precisa

Artigos recentes

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress